Espumante é vinho?
Dia 07 de junho foi comemorado o dia do vinho brasileiro. E como de costume aqui em casa abrimos uma garrafa, mas a pedida da vez foi um espumante da Miolo que estava me chamando a algum tempo aqui na prateleira, bebemos, postamos foto nas redes sociais e a pergunta veio. “Mas espumante é vinho?”

Pensei, poxa que boa pergunta e que dúvida comum deve ser essa pra quem não tem o costume de estudar sobre vinhos ou não tem realmente essa paixão.
Então a resposta é SIM! O espumante é vinho sim! O vinho é espumante, contrário de um vinho tranquilo (vinhos tranquilos são aqueles que não possuem gás ou que não receberam inserção extra de álcool e/ou açúcar e com aproximadamente 14% de álcool. São os vinhos tintos, vinhos brancos e vinhos rosés comuns, que são consumidos com mais frequência).
Espumante = gás – agito.
Vinho sem gás = normal – tranquilo.
O espumante, ou vinho espumante, é tecnicamente o vinho que passa por duas fermentações naturais, ao oposto de apenas uma (a alcoólica). A segunda fermentação pode acontecer em tanques de aço pressurizados, método chamado de Charmat.
Ou também na própria garrafa, conhecida como Método Champenoise.